FDL - Noite 20072008

FDL - FORUM QUARTO ANO NOITE 2010/2011


    No próximo ano lectivo vou re-ingressar após 5 anos :)

    Compartilhe
    avatar
    cintia

    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 11/02/2011

    No próximo ano lectivo vou re-ingressar após 5 anos :)

    Mensagem  cintia em Sex 11 Fev 2011 - 20:27

    Olá a todos!
    Para já, fico muito feliz por ter encontrado este fórum!
    O meu nome é Mónica e sou das Caldas da Rainha. Estudei 4 anos na FDL mas depois, por vários motivos pessoais, desisti do curso e fui tirar outra licenciatura. Agora decidi voltar, já me informei e como trabalho durante o dia (entretanto casei e tal...) vou re-ingressar inscrevendo-me na turma da noite! Gostava de saber de vocês se alguém consegue ir fazendo o curso sem grande frequência às aulas, optando maioritariamente pelo método B. Vou ser sincera, com Bolonha vou ter equivalência e pela minhas contas (embora só saiba depois quando me matricular) vou iniciar no agora 3.º ano... e a minha intenção é estudar a sério em casa e propôr-me directamente aos exames e à orais. Isto porque moro nas Caldas!! E gostava de ouvir de vocês como têm sido as vossas experiências na noite... obrigado e bom trabalho e estudo a todos!

    Ana Cristina

    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 23/10/2010

    Re: No próximo ano lectivo vou re-ingressar após 5 anos :)

    Mensagem  Ana Cristina em Sex 11 Fev 2011 - 20:50

    Boa noite Cintia.

    Em primeiro lugar parabéns pela força de vontade em querer regressar!

    Em segundo lugar, respondendo à sua pergunta, devo referir que é possível fazer algumas disciplinas em método B, porque alguns conteúdos podem ser bem assimilados pela boa e aplicada leitura dos manuais indicados...

    ... Outras disciplinas com conteúdos mais complexos já são mais difíceis de fazer em método B, pois a presença nas aulas, sejam teóricas ou práticas, são uma mais valia na aprendizagem das mesmas, além de nos poupar algum tempo de estudo no fim de semana (pois já as estudamos durante a semana). lol!

    Método B só aconselho a quem mora mesmo muito longe e não pode vir às aulas mas, essa pessoa deve saber que, terá de efectuar um esforço acrescido durante a época de exames, bem como ser uma pessoa muito disciplinada ao longo do ano porque, bem sei que quando estamos em casa há muitas distrações e acabamos por não conseguir ler ou estudar como deveriamos. Wink

    Já estive em método A e em método B e, devo confirmar que é mais fácil fazer as disciplinas em método A pois vamos estudando todas as semanas, esclarecemos dúvidas com os assistentes e se tivermos nota positiva na avaliação contínua e no exame escrito final podemos dispensar o exame oral, o que é um alívio, muito menos stressante! Apesar do esforço e sacrifício no tempo dispendido a assitir às aulas diariamente. Quem trabalha durante o dia, tem uma casa para gerir e ainda filhos para educar como é o meu caso, sabe bem do que estou a falar! Razz

    Como referi no início, depende muito das disciplinas e respectivo conteúdo. Tente fazer o que conseguir em método B, as que não conseguir, prepare-se para ter de as fazer em método A quando lhe for oportuno.

    Talvez outros colegas também possam aqui exprimir a sua opinião e assim, elucidá-la melhor. Smile

    Boa sorte e bom estudo. study
    avatar
    cintia

    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 11/02/2011

    Re: No próximo ano lectivo vou re-ingressar após 5 anos :)

    Mensagem  cintia em Sex 11 Fev 2011 - 22:22

    Olá Ana!!
    Obrigado, antes demais, pela pronta opinião Smile)
    Pois é, bem sei que em método A é tudo muito mais simples e faz tudo mais sentido, até porque estudei na FDL 4 anos, dos meus 18 aos 22, e na altura estudava durante o dia, aluguei casa em Lx, etc... mas a realidade agora é outra...
    ... a verdade é que quero mesmo terminar a licenciatura porque o 'bichinho' estava adormecido e agora está a explodir por todo o lado Smile) a ideia é sim estudar diariamente, depois do trabalho, e aos fins-de-semana ainda mais. Por isso é que fiquei entusiasmada quando encontrei o vosso fórum, muito prático e revela um espírito de equipa fantástico!!
    Eu estou com força, a ansiar que chegue Julho para formalizar a matrícula e Outubro para começar as aulas. Mas entretanto vou já começar a 'estudar' porque uma amiga que já terminou vai passar para mim muitos livros.
    Obrigado!!!! e tudo a correr bem para a Ana!!*
    jocolor Mónica Cíntia Smile

    antoniosferreira

    Mensagens : 24
    Data de inscrição : 14/10/2010
    Idade : 41
    Localização : Lisboa

    Re: No próximo ano lectivo vou re-ingressar após 5 anos :)

    Mensagem  antoniosferreira em Qui 3 Mar 2011 - 11:51

    Bom dia Ana, os meus parabéns pela decisão.

    Não tenho muito tempo mas deixo aqui o testemunho pois penso ser importante.

    Eu voltei este ano, após 7 anos fora, ingressei no 4º.

    A faculdade mudou muito em algumas coisas e noutras muito pouco.

    Se vieres a umas aulas na primeira semana terás acesso a todo o material, acesso a contas de e-mail de subturma com info's e casos práticos, etc.

    Se fores eficiente a tratar das coisas à distância via net, penso que conseguirás minorar o facto de estar longe, sempre na ideia que o objectivo é terminar e não as notas; pois para isso tens de vir.

    Em termos pedagógicos, as coisas mudaram. São 5 anos condensados em 4, na verdade. O grau de dificuldade aumentou, assim como a extensão da matéria. Todavia o estudo é agora bastante mais esquematizado pelos professores, que em muitos casos apenas discutem hipóteses nas aulas. Aulas de matéria nas práticas é coisa do passado. Isto para te dizer que tudo é possível com esforço e trabalho e que se te organizares em casa Smile vais decerto conseguir.

    Tenta também vir uns dias. Existem cadeiras (Processuais essencialmente) em que penso sinceramente ser bastante complicado fazer sem práticas. Vir uma vez por semana, combinar reuniões com o prof para esclarecimento de dúvidas, tudo isso é possível. Pede, que eles normalmente ajudam. Informo ainda que existe a possibilidade de Tutoria em Processo, que poderias conjugar com a vinda cá. Vê no site da AAFDL o que é, terás também acesso a apontamentos.

    Qualquer coisa que precises podes ligar-me tentarei ajudar!

    António 964777308.
    avatar
    cintia

    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 11/02/2011

    Re: No próximo ano lectivo vou re-ingressar após 5 anos :)

    Mensagem  cintia em Qui 3 Mar 2011 - 21:25

    Olá António! Smile sou eu a Mónica (Cíntia) que vai in-gressar e não a Ana (que já já está! eheh)
    ... esclarecida a questão do nome obrigado pela resposta também! Smile ... é muito importante para mim este vosso feedback, especialmente o teu, tão semelhante... na volta frequentámos a FDL na mesma altura:) eu estou com muita vontade e por mim começava já hoje mas tenho de esperar até ao próximo ano lectivo!! estás a safar-te bem!? eu irei ingressar no 3.º e tenho noção do trabalho em casa que vou ter de fazer mas estou preparada e tal como dizes estou a fazer isto para terminar no curso, acredito que depois a minha maturidade e postura me ajudarão no resto, porque sim decerto não irei contar com grande média :/ Exclamation

    antoniosferreira

    Mensagens : 24
    Data de inscrição : 14/10/2010
    Idade : 41
    Localização : Lisboa

    Re: No próximo ano lectivo vou re-ingressar após 5 anos :)

    Mensagem  antoniosferreira em Qui 3 Mar 2011 - 22:41

    Eheh sorry pela confusão!

    Eu ingressei em 98 Dia, entretanto a meio mudei para a noite e acabei por sair no 4º ano em 2004, o trabalho tornou-se mais importante!

    Está a correr! A adaptação inicial foi algo complicada, foram 7 anos sem estudar. O 2º semestre irá correr melhor decerto!

    A maturidade e postura são sem dúvida os factores que nos diferenciam mais dos alunos de dia e que permitem colmatar a falta de tempo que o normal aluno da noite tem Very Happy

    Qualquer coisa já sabes!


    Conteúdo patrocinado

    Re: No próximo ano lectivo vou re-ingressar após 5 anos :)

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 Nov 2017 - 1:53